Home / Estudos Bíblicos / Liderança / Cuidados para uma boa liderança

Receba Estudos Bíblicos em seu email:


Cuidados para uma boa liderança

Há alguns cuidados que são necessários na liderança. São cuidados que norteiam e conduzem os líderes e os seus seguidores a um porto seguro.

1. Integridade no Caráter

Todo bom líder deve possuir uma integridade irrefutável no caráter. Essa característica deve ser comum a todos os seres humanos, porém, como a crise de identidade é algo marcante nessa pós-modernidade, o bom líder precisa ser um exemplo de pessoa que vive de forma verídica essa integridade.

Integridade na vida pública e na vida particular. Integridade com a família, nos negócios, na igreja, no ministério, e principalmente, integridade com Deus. As pessoas querem seguir o líder que seja confiável, ético, e que consiga demonstrar isso não apenas em palavras, mas em gestos e ações.

Saiba… você que é líder, precisa mostrar a todo tempo seus valores, sua ética e seus padrões.

Nunca se esqueça: Ninguém te segue por descuido, mas um descuido te separa de muitas pessoas.

2. Visão

Todo bom líder deve ser visionário, precisa saber para onde está indo. A visão do líder sugere senso de direção, clareza de propósito e responsabilidade com o futuro.
Ser visionário é saber enxergar os possíveis cenários, fazer as previsões corretas e antecipar os acontecimentos. Essa realidade será bem possível se o líder possuir não apenas experiências na vida, mas a Sabedoria do Alto. O líder que tem um relacionamento efetivo com Deus, certamente tem maiores condições de antecipar o futuro.

As pessoas desejam saber para onde estão indo, confiam suas vidas nos líderes que possuem uma direção de longo prazo e uma capacidade de vislumbrar o futuro.

Nunca se esqueça: Ninguém te segue hoje, se você não imaginar onde será o amanhã.

3. Inspiração

Todo bom líder deve ser inspirador, precisa provocar em seus seguidores a vontade pela vida!

O líder pode ter um caráter exemplar, uma visão magnífica, mas se não souber comunicar às pessoas a sua vida, os seus sonhos, os seus propósitos, de maneira que os encorajem, certamente sua liderança não alcançará êxito.

As pessoas anseiam por significados em suas vidas. Querem saber o porquê de estarem fazendo o que fazem, e o Bom Líder precisa mostrar esse significado, mostrar paixão pela causa.

Nunca se esqueça: Ninguém te segue sem causa, até que você se desapaixone por ela.

4. Competência

Todo bom líder deve ser competente no sentido de possuir as competências e habilidades necessárias para o desempenho de sua função.

Uma das grandes polêmicas da liderança é se a pessoa nasce ou não líder. Não irei dar fim a essa discussão, mas, certamente quem é líder precisa ter a competência de um verdadeiro líder.

Essas competências variam de acordo com o contexto onde se desenvolve o exercício da liderança. Cada espaço, local, situação, exige do líder uma competência específica.

Nunca se esqueça: As pessoas somente te seguirão se você tiver a competência de fazê-las te seguirem.

5. Valorizar as pessoas

Todo bom líder deve valorizar as pessoas. Esse é um aspecto fundamental da liderança, mais do que amar uma causa, o líder deve amar as pessoas.

O bom líder entende que liderança se dá no coração, e não na cabeça. Se o líder desempenha sua função baseado apenas em seu raciocínio lógico e não no poder do coração, estará criando um ambiente com pessoas descomprometidas, porque pessoas não se envolvem em uma causa quando não são amadas.

Pessoas são a causa primordial da liderança, sem elas não existia o porquê da liderança. Então, ame as pessoas, ame quem você lidera!

Nunca se esqueça: As pessoas apenas te seguirão, se você segui-las com o coração.

Os 5 cuidados que você acabou de ler são aqueles que mais me impactaram nos estudos sobre liderança, assim, espero que esses cuidados possam ser colocados em prática também na sua vida.

Abraços e tenha bom êxito!

Autor: Ivan Cordeiro – http://www.institutojetro.com

About admin

One comment

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top