Home / #Todos os Estudos / Uma Vida de Obediência

Receba Estudos Bíblicos em seu email:


Uma Vida de Obediência

Uma Vida de ObediênciaTexto: Atos 5:14-29

Introdução: Como você toma decisões? Você tenta determina o que vai lhe trazer mais benefícios, ou você se esforça para agradar ou impressionar os outros? Você permite as emoções assumir o controle ou tenta fazer uma escolha lógica. Homens e mulheres sábios aprendem a obedecer a Deus, e deixar todas as consequências com ele. Não há nada mais importante na vida do que seguir Jesus e confiar Nele para cuidar de suas necessidades.

I. O que a Bíblia diz sobre obedecer a Deus?

A. Exemplo bíblico: Quando os apóstolos foram orientados a parar de pregar em nome de Jesus, eles responderam: “Devemos obedecer a Deus antes que aos homens” (Atos 5:29).

B. Semeando e Colhendo: Gálatas 6:7 diz: “O que o homem semear, isso também ceifará” Toda ação tem um impacto, para o bem ou o mal. Nossas decisões e as escolhas dos outros, determinam a qualidade de nossas vidas.

C. Personagens bíblicos desobedientes: A Bíblia diz: “Tenha certeza que seu pecado vos há de achar” (Números 32:23). Imaginem o quão diferente as histórias nas Escrituras seria se a humanidade soubesse o que desobedecer a Deus custaria:

1. Adão e Eva nunca teria comido o fruto proibido.

2. A nação de Israel teria escolhido lutar pela Terra Prometida na primeira vez, em vez de 40 anos vagando no deserto.

3. Depois de ver Bate-Seba se banhando, Davi teria se virado e caminhado de volta para dentro.

4. Jonas teria de bom grado viajado para Nínive para pregar a Palavra de Deus.

D. Personagens bíblicos fieis: O Senhor recompensou aqueles que estavam dispostos a seguir seus mandamentos:

1. Noé foi convidado a construir um barco enorme, que fez dele o motivo de chacota de seus conterrâneos. Mas ele estava pronto quando veio o dilúvio.
2. Moisés, um nômade do deserto, teve que comparecer diante de Faraó, o líder de uma poderosa civilização, e exigir liberdade para os israelitas. Finalmente, as pessoas foram autorizadas a ir.

3. Josué foi ordenado a marchar ao redor de Jericó por sete dias em vez de confiar nas táticas militares que ele conhecia. E Deus destruiu o inimigo.

4. Neemias corajosamente pediu ao rei da Babilônia, suprimentos para reconstruir Jerusalém e recebeu tudo o que precisava, incluindo guardas de segurança para ajudá-lo chegar à cidade.

5. Em cativeiro, Daniel e seus três amigos se recusaram a comer carne porque não eram preparadas de acordo com as leis dietéticas hebraicas. No entanto, eles eram mais saudáveis do que todos os outros rapazes.

6. Pedro e os apóstolos se recusaram a parar de pregar acerca de Jesus, apesar de terem sido ameaçados com açoites e prisão.

E. Os Requisitos: Como crentes, devemos:

1. Crer que Deus é soberano – Ele controla todas as coisas em todos os tempos (Salmo 103:19).

2. Confiar que Ele vai trabalhar para o nosso bem em cada situação e circunstância (Romanos 8:28).

3. Amar o Senhor. A Bíblia diz que nós mostramos nosso amor por Ele, obedecendo a seus mandamentos (1 João 5:3) e não apenas quando eles são convenientes e desejáveis.

4. Ouvi-lo. Quando você orar, tire tempo para ouvir o que Ele tem a dizer.

5. Seja corajoso. Obedecer a Deus é preciso coragem, porque seguir a Sua vontade, muitas vezes leva ao conflito. Você deve estar disposto a fazer o que é certo de qualquer maneira.

6. Entregar a Ele totalmente.

F. Os Resultados da Obediência

1. Você vai experimentar a vitória pessoal, se você seguir a Sua vontade, mesmo se o mundo não considerá-lo um sucesso. (Veja Josué 1:8)

2. A obediência conduz à paz e alegria sobrenatural em todas as circunstâncias.

3. O crescimento espiritual e a maturidade são os resultados quando os crentes continuam a caminhada com Deus em meio ao sofrimento.

G. Aplicação

1. Deus pode pedir-lhe para fazer algo que não faz sentido a partir de uma perspectiva humana.

2. O Pai pode levar você a desistir de um hobby ou doar um item valioso.

3. Ele pode pedir-lhe para dar financeiramente quando o dinheiro é escasso.

4. O Senhor quer que você sirva em sua igreja ou assuma um papel de liderança, embora você se sinta incapaz.
Conclusão: Quando você precisar tomar uma decisão importante, não se baseie principalmente em seu próprio raciocínio, ou nas opiniões dos outros, mesmo que tenha funcionado no passado. Fique de joelhos diante do Senhor e derrame o seu coração. Passe algum tempo em oração leitura da Sua Palavra. Ouça a Sua voz, e depois siga a Sua orientação específica para a sua vida.

Obedeça a Deus e deixar todas as consequências para ele. Se você levar a sério esse princípio, você terá o privilégio de ver o Senhor realizar grandes coisas dentro e através de você.

Pr. Aldenir Araújo
Fonte: O Pregador Fiel

About admin

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top